quarta-feira, 29 de abril de 2015

DIA MUNDIAL DA DANÇA | 29 DE ABRIL


A 29 de Abril é celebrado o Dia Internacional da Dança, também conhecido como Dia Mundial da Dança. Esta data foi instituída 1982 pelo Conselho Internacional de Dança (CID) do Instituto Internacional de Teatro da UNESCO e escolhida simbolicamente a partir do aniversário de Jean-Georges Noverre, grande reformador da dança, bailarino e mestre de bailado francês nascido em 1727.

Todos os anos o CID convida uma personalidade do universo da dança para escrever uma mensagem que reflicta a sua visão sobre esta arte performativa e que é divulgada mundialmente neste dia. Este ano a escolha recaiu no bailarino e coreógrafo andaluz Israel Galván.

“(…) Depois a dança , acabou por se converter numa obsessão que consome o meu tempo e que faz com que dance mesmo quando fico quieto, imóvel, afastando-me assim da realidade das coisas. Não sei se isto é bom, mau ou necessário mas… é assim. A minha filha Milena , quando estou quieto no sofá, a pensar nas minhas coisas, com o meu próprio ronronar, diz-me: Papá, não dances.
E eu vejo as pessoas a andar na rua, ao chamar um táxi, ao moverem-se de diferentes formas, estilos e deformidades. Todos dançam! Não o sabem, mas estão a dançar. Gostaria de lhes gritar: há pessoas que ainda não sabem, estamos todos a dançar! os que não dançam não têm sorte, estão mortos, não sentem nem sofrem! (…)”
Israel Galván, bailarino e coreógrafo espanhol, autor da Mensagem Internacional do Dia Mundial da Dança


na imagem alguns dos mais recentes trabalhos assinados por José António Tenente na área da criação de figurinos para dança
Eros & Psique | Nélia Pinheiro CDCE | 2014
Fica no Singelo | Clara Andermatt ACCCA | 2013 
O Lago dos Cisnes | Jorge Duarte/Petipa | Companhia Nacional de Bailado | 2013
Sem um tu não pode haver um eu | Paulo Ribeiro CPR | 2013
Lídia | Paulo Ribeiro | Companhia Nacional de Bailado | 2014
  

Sem comentários:

Enviar um comentário