Esta é mais uma acção de divulgação da actividade do CADin - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, associação sem fins lucrativos, fundada em 2003.
Para o ano de 2011, para além de JAT, juntaram-se a esta iniciativa António Gentil Martins, António Pedro Vasconcelos, Artur Santos Silva, Frederico Gil, Frederico Vale, Gil Castelo, João Pedro Pais, Martim Cabral, Naide Gomes, Nuno Rogeiro, Paulo Gonzo, Sílvia Alberto e Sílvia Rizzo.
O CADin nasceu para apoiar crianças e jovens com necessidades especiais. Com o objectivo de tornar esta valência acessível a todos, foi criada a Bolsa Social, que depende exclusivamente de donativos recebidos de particulares, instituições e empresas.
A Bolsa Social tem como função dar apoio a famílias com baixos recursos económicos, incapazes de suportar os custos dos serviços prestados pelo CADin.
Actualmente esta plataforma do CADin, à qual chegam candidaturas diariamente, não é mais um projecto mas sim uma realidade, apoiando 350 famílias, representando um terço das crianças e jovens utentes do CADin. Ao beneficiarem da Bolsa Social estas crianças têm a mesma oportunidade de desenvolverem as suas capacidades e autonomia, com vista à sua futura integração na sociedade. fonte CADin
“O CADin pretende constituir um núcleo de excelência para o estudo dos problemas do desenvolvimento, e um modelo terapêutico e pedagógico a nível nacional e internacional para o acompanhamento regular de 300 crianças e esporádico de 1000. Para isso, conta com um edifício próprio com 1400 m2 de superfície que integra 28 gabinetes, um laboratório de motricidade, um auditório para 150 lugares e uma biblioteca; estará igualmente dotado do mais sofisticado equipamento para cada uma das especialidades/valências envolvidas e contará com a colaboração de mais de 40 profissionais altamente especializados nos diversos domínios das perturbações do desenvolvimento. Estes meios permitirão, ainda, acções de formação susceptíveis de fazer o Centro cumprir a sua missão de ajudar a integração plena da criança com deficiência na sociedade portuguesa. Será, ainda, missão do CADin o estudo genérico do desenvolvimento infantil destinado a estimular a actividade intelectual em crianças na primária e na pré-primária e adolescentes com um desenvolvimento convencional.”
Sem comentários:
Enviar um comentário