segunda-feira, 2 de maio de 2011

LIVRO MARKETING E COMUNICAÇÃO EM MODA | prefácio JAT




"O mercado editorial carece de publicações que abordem temáticas tão concretas e objectivas como a Moda, o Marketing de Moda e a Comunicação de Moda. Profissionais e alunos, estudam apoiados em bibliografia estrangeira, que grande parte das vezes não ilustra o que melhor que faz e ensina nas Escolas portuguesas."



Foi sob este princípio que os autores Joaquim Caetano, Miguel Portugal, Rui Cruz, Rui Diniz e Pedro Lé de Matos, escreveram esta obra que nas suas palavras tem como objectivo "transmitir um novo conhecimento sobre a temática da moda, (...) destinado a profissionais e alunos dos Ensinos Superior e Profissional, integrados em cursos de Moda, Comunicação e Marketing, mas também uma ferramenta de trabalho para todos os profissionais que demonstrem estas aptidões."



A convite dos autores, JAT escreveu o breve texto que prefacia esta publicação.
" (...) O consumidor é, como sempre foi de resto, o centro do mercado. No entanto, o seu papel alterou-se significativamente de «supporting role» para «leading actor». No boom consumista dos anos 80 e 90, parecia não haver fim para a capacidade de absorção de quaisquer que fossem os produtos lançados no mercado. Sem grandes fundamentos que acompanhassem o fenómeno da compra. No limite extremo era quase «porque sim». Mas a realidade mudou radicalmente e o comportamento do consumidor passou a ser um tema central no marketing. Compreender as suas motivações, as influências psicológicas, as emoções… decisivas no momento da compra, é agora tão importante como o design e a qualidade do produto. Identificados os estímulos, são os utensílios privilegiados do marketing e comunicação no direccionamento do desejo do consumidor."
José António Tenente





O livro será apresentado hoje, dia 2 de Maio, às 19h no auditório do IPAM - Instituto Português de Administração e Marketing, em Lisboa.

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