segunda-feira, 7 de abril de 2014

JAT e DIVINO SOSPIRO





A PROPÓSITO DO CONCERTO DO DÉCIMO ANIVERSÁRIO DIVINO SOSPIRO, JOSÉ ANTÓNIO TENENTE CONVERSOU COM ISKRENA YORDANOVA, VIOLINISTA PRINCIPAL DESTE AGRUPAMENTO E DO QUAL É MEMBRO FUNDADOR. REGISTAMOS AQUI ESSE MOMENTO.


JAT Iskrena sei q tens andado particularmente activa na organização do concerto DIVINO SOSPIRO 10 anos. O que nos podes contar?...

IY A organização deste concerto apresenta um grande desafio para mim. É uma responsabilidade enorme porque normalmente não estou envolvida directamente na parte prática da produção. Neste caso não se trata de um “simples” concerto mas de uma comemoração importante da vida do grupo e estamos a preparar um espectáculo multimédia lindíssimo. Vamos contar com alguns queridos amigos que aceitaram com entusiasmo participar neste evento extraordinário: a cantora Gemma Bertagnolli, com a qual já partilhámos muitos palcos pela Europa fora, o António Jorge Gonçalves que fará o 'cenário' com desenho em tempo real e o Nuno Meira que assina as luzes do espectáculo. Ah! E não posso deixar de mencionar também a t-shirt que desenhaste para este aniversário do DIVINO SOSPIRO e que estará à venda no dia do concerto. Espero que o nosso público encha o Grande Auditório do CCB nesta ocasião tão especial e que fique feliz connosco.

JAT Imagino que não tenha sido nada simples esta organização em paralelo com todas as outras coisas que tens feito, nomeadamente, o 'Orfeu e Eurídice' com a CNB e a temporada de música de Queluz na qual participaste em dois dos concertos... Como se faz?! 

IY Pois…e não foi só isso! Estou também a organizar um Colóquio Internacional dedicado ao tricentenário de Jommelli, Gluck e Avondano que se realizará no próximo mês de Junho no Palácio Nacional de Queluz… Não é simples mas com muita dedicação e paixão tudo se faz! E de qualquer modo não estou sozinha… Conto, obviamente, com o Massimo Mazzeo e Ana Caeiro que habitualmente trabalham na organização e produção DIVINO SOSPIRO. Também os nossos amigos da produção e comunicação do CCB que sempre foram muito amáveis, estão a ajudar imenso. Com eles criámos um spot (vídeo) muito divertido para promover e divulgar este concerto. 

JAT O vosso primeiro concerto teve lugar no dia 18 de Abril de 2004 na bela sala da Sociedade de Geografia em Lisboa. Recordas algum momento em especial?

IY Lembro-me de muitas coisas especiais: a sala repleta de público, o que foi muito inesperado porque ninguém nos conhecia; a vibrante energia que corria entre os músicos e o maestro, algo a que agora estamos mais “habituados”, no sentido em que procuramos sempre esta sensação de maravilhamento e excitação. Sem estas condições a energia da música não “passa” para o espectador… Insisti em manter no programa do concerto de aniversário algumas das peças do nosso primeiro concerto, nomeadamente, a ouverture do “Bourgeois Gentilhomme” de Lully, com a qual abrimos o concerto, e a Follia de Geminiani com a qual fechámos, e que por isso fechará também o de 18 de Abril de 2014. Esta última, uma obra-prima de Corelli aqui na versão de Geminiani, é composta por variações sobre uma dança de origem portuguesa muito popular durante os séculos XVII e XVIII.

JAT E mudou muita coisa na música barroca em Portugal desde essa altura?! 


IY Sim, sem dúvida. E tenho a consciência de com o DIVINO SOSPIRO termos também impulsionado o interesse e a criação vários grupos e orquestras barrocas. Ficamos muito felizes, porque isso de algum modo significa que o “modelo” funciona. Actualmente Portugal tem óptimos instrumentistas e cantores que estão ao mais alto nível internacional, coisa que não acontecia há uns anos. Muitos deles trabalham regularmente connosco e muito disponíveis para os desafios que lhes “lançamos”. Em termos de repertório, o facto de termos recuperado e executado repertório português ao nível mais alto possível e o levarmos para todo o mundo com grande êxito, despertou o interesse e fez com que não só a crítica especializada, mas também um vasto público tenha despertado para a música portuguesa do séc XVIII. Esta é sem dúvida uma missão que tencionamos continuar a desenvolver. E este nosso intento devia merecer maior apoio por parte de instituições e mecenas. É verdade que estamos a viver uma crise, mas isto deve-nos ensinar a voltar às raízes e a encontrar orgulho na história da qual o património musical faz parte integrante. Uma oratória de Pedro António Avondano é um monumento nacional (e europeu), tem a mesma importância que uma igreja ou um castelo, e tem que ser estimada e conhecida na mesma maneira. 

JAT E com o Divino Sospiro o que mudou?!


IY Essa é uma pergunta que talvez seja melhor fazer às pessoas que com muito carinho nos seguem e apoiam a nossa actividade desde o início… Suponho que o DIVINO SOSPIRO é como uma criança que cresceu, rapidamente, e se tornou um jovem adulto consciente das suas escolhas. Somos um grupo de pessoas que partilha êxitos e dificuldades e que é muito unido, dedicado e apaixonado pela música.

JAT Dou-vos desde já os meus parabéns, e desejo-vos as maiores felicidades para os próximos dez anos, renováveis por iguais períodos (risos) E o maior sucesso para o concerto Até lá !!!

DIVINO SOSPIRO | 10 ANOS !!!

CONCERTO 10º ANIVERSÁRIO
18 DE ABRIL | 21H
CENTRO CULTURAL DE BELÉM 

Sem comentários:

Enviar um comentário