sexta-feira, 16 de maio de 2014

JAT | ANABELA MOTA RIBEIRO



José António Tenente entrevistado por Anabela Mota Ribeiro para o catálogo da exposição 'Assinado por Tenente', realizada no Mude - Museu do Design e da Moda entre Outubro de 2010 e Fevereiro de 2011.
O catálogo foi apresentado no decurso da exposição a 25 de Novembro, e é daquele momento a foto 'feliz' que Anabela Mota Ribeiro publicou no seu facebook para divulgar esta entrevista que agora partilhou no seu blogue.

"Do que falamos quando falamos de José António Tenente? Falamos do canto barroco de Cecilia Bartoli, da leitura arrebatada de Ligações Perigosas, da sensualidade carnal da seda lilás sobre a pele, do desenho gráfico e rigoroso de um casaco de inverno? Falamos de referências que vão da dança à pintura, do aprumo luxuoso de Givenchy dos anos 50 à espectacularidade de Gaultier nos anos 80? Falamos da radicalidade sombria do inverno, da luminosidade revigorante do verão? José António Tenente é um designer que não poderia existir apenas nas páginas de um calendário de moda. A amplitude do seu mundo, das suas referências, é imensa.
Conversámos numa manhã de um dia carregado, no atelier, entre dezenas de peças, charriots carregados. Por esses dias, Tenente dedicava-se ainda à tarefa ciclópica de separar peças da sua história que pudessem dialogar com as peças que escolheu no acervo do MUDE. Como seleccionar?, como conjugar?, como dizer as coisas que ele quer dizer?
Perceber os mecanismos da escolha, perceber quem ele é, quem foi sendo, como trabalha, e a razão porque escolhe umas peças e não outras, porque faz umas peças e não outras, foi o ponto de partida para a conversa. Ficam algumas pistas do seu processo criativo. Fica uma resposta possível à pergunta inicial." Anabela Mota Ribeiro

leia a entrevista aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário