quarta-feira, 27 de março de 2013

27 MARÇO | DIA MUNDIAL DO TEATRO



Imagens do espetáculo 'NÃO SE GANHA, NÃO SE PAGA!', um texto de DARIO FO, com encenação de Maria Emília Correia e figurinos assinados por JAT, levado à cena no Teatro Trindade, em Lisboa, em 2010.

DARIO FO é o autor da mensagem internacional do DIA MUNDIAL DO TEATRO 2013.

"Há muito tempo atrás, o Poder resolvia a intolerância contra os atores da Commedia dell’Arte, expulsando-os do país.
Hoje, atores e companhias teatrais têm dificuldades em encontrar palcos públicos, teatros e espetadores, tudo por causa da crise. Os governantes, portanto, não estão mais preocupados em controlar aqueles que se expressam com ironia e sarcasmo, já que não há lugar para atores, nem público a que se dirijam.
Ao contrário, durante o Renascimento, em Itália, os que detinham o poder tinham que fazer um esforço significativo para manter os Commedianti por perto, uma vez que estes desfrutavam de um grande público.
É sabido que o grande êxodo dos atores da Commedia dell'Arte aconteceu na Contra-Reforma, que decretou o desmantelamento de todos os espaços do teatro, especialmente em Roma, onde foram acusados de ofender a cidade santa. Em 1697, o Papa Inocêncio XII, sob a pressão de insistentes pedidos da ala mais conservadora da burguesia e dos expoentes máximos do clero, ordenou a demolição do Teatro Tordinona, que de acordo com os moralistas, encenou o maior número de performances obscenas.
Na época da Contra-Reforma, o cardeal Carlo Borromeo, que exercia a sua ação no Norte de Itália, comprometeu-se pessoalmente na redenção dos "filhos de Milão", estabelecendo uma clara distinção entre arte - como a mais alta forma de educação espiritual, e teatro - a manifestação de palavrões e de vaidade. Numa carta dirigida aos seus colaboradores, que cito de improviso, ele expressa-se mais ou menos da seguinte forma: " Preocupados em erradicar a erva do mal, fizemos o nosso melhor para queimar textos que contêm discursos infames, para erradicá-los da memória dos homens, e ao mesmo tempo, para perseguir também aqueles que divulgaram tais textos impressos. Evidentemente, no entanto, enquanto dormíamos, o diabo trabalhou com renovada astúcia. Como penetra mais na alma o que os olhos vêem, do que o que se pode ler em tais livros! Como pode ser mais devastador para mentes de adolescentes e jovens raparigas a palavra falada e o gesto apropriado, do que uma palavra morta impressa em livros. É portanto urgente livrar as nossas cidades dos fazedores de teatro, tal como fazemos com as almas indesejadas."
Assim, a única solução para a crise assenta na esperança de que uma grande expulsão seja organizada contra nós e, especialmente, contra os jovens que desejam aprender a arte do teatro: uma nova diáspora de Commedianti, de fazedores de teatro, que obterão certamente, a partir de tal imposição, benefícios inimagináveis para o bem de uma nova representação."

DARIO FO
Mensagem internacional do DIA MUNDIAL DO TEATRO 2013

tradução JAT team
a partir da versão inglesa de Victor Jacono, ITI Italy and Fabiana Piccioli

Sem comentários:

Enviar um comentário